# Você está no núcleo Curitiba

Absenteísmo

Não há absenteísmo no processo mediúnico

O médium é sempre o espírito e não o corpo; por isto não há absenteísmo no processo mediúnico. Sem o concurso da inteligência, do conhecimento e do saber advindos do médium, o espírito manifestante nada operaria, não haveria funcionalidade prática. Assim, se o espírito manifestante emitisse sons, seriam desconexos. O espírito encarnado não se ausenta, e nem poderia, uma vez que qualquer função corporal depende da sua essencialidade de vontade e de pertencimento. O espírito manifestante vem com intenção de produzir uma mensagem. Ele vai captar do social aquilo que é uma necessidade emergente, mas também compõe com a força do médium, com os registros do médium e com aquilo que, naquele momento, o médium tem como pensamento. A partir disto produz a mensagem. Por isto se diz que não há absenteísmo.

Quando o espírito se manifesta, ele não faz o médium se afastar. Ele imediatamente acessa os registros informacionais do médium, faz a soma com os objetivos da sua manifestação na Terra, elaborando o produto mediúnico, sem absenteísmo.

O médium pode não ter a consciência no sentido da matéria, no aspecto de expressão de linguagem para fazer comunicação ou informação a terceiras pessoas, mas nunca perde a consciência dele para com ele mesmo. Ele está num nível pleno de consciência, que é o processo mediúnico. Sem a presença do espírito encarnado (médium) fica extremamente difícil a utilização do conjunto significativo axiológico apreendido pelo médium no decurso do seu processo reencarnatório. Portanto, o médium está fazendo a intermediação para o espírito manifestante se comunicar.

O sujeito que faz naquele momento a direção do processo mediúnico é o espírito manifestante. No entanto isso não diminui o outro sujeito. Ele continua uma fonte referencial extremamente importante, num sentido de logoteca. Logoteca é como se fosse uma biblioteca interna onde o espírito manifestante pode consultar, no sentido de fazer comparações do emergente, predisponente, da ordem que se faz presente naquele momento. Como eles trocam informações da logoteca os dois aprendem, mesmo o médium não estando consciente daqueles diálogos.

O produto mediúnico, seja ele qual for, tem a contribuição do espírito manifestante, do agente mediúnico, da mentalidade imediata do ambiente e da mentalidade mediata histórica que compõe o existencial social daquele momento processual da mediunidade.