# Você está no núcleo Curitiba

Campanha de arrecadação para construção do núcleo da Lapa é lançada

Há mais de 30 anos são realizadas atividades da SBEE na cidade, mas campanha para sede própria foi iniciada no dia 5 de dezembro

Comunidade da Lapa compareceu no Auditório Instituto Vetor, na Lapa, para o lançamento da campanha de construção do núcleo da SBEE na cidade. Na foto, à frente, o prefeito Paulo Furiati.

A cidade da Lapa, na região metropolitana de Curitiba, vai ganhar um núcleo filiado da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), o Centro Espírita Leocádio José Correia. O núcleo foi fundado no ano de 2018, mas na última quinta-feira, dia 5 de dezembro, a campanha de arrecadação de recursos para a construção da sede própria foi lançada. O novo centro ficará localizado na Rua Duca Lacerda, 192, Centro Histórico.

O terreno que comportará o núcleo já foi adquirido e a obra será realizada por meio de doações. Apesar de ter sido fundado em maio de 2018, desde 1986 já há atividades da SBEE por lá, como grupos de exercício mediúnico, mas em espaços cedidos por amigos. Com o passar dos anos, as atividades se expandiram e houve a necessidade de providenciar novos espaços. Desde 2018 o centro filiado à SBEE vem realizando também reuniões de atendimento ao público na Rua Marechal Floriano Peixoto.

O presidente do núcleo da Lapa, Rodrigo Querubin, afirmou que a campanha, bem como as atividades que o centro já desenvolve, tem recebido muito apoio da comunidade local, e que a construção da nova sede é prioridade. “Não podemos esperar que tudo esteja organizado para que façamos algo; é preciso começar, pois o feito é melhor que perfeito”, declarou ele durante o lançamento da campanha.

Com projeto arquitetônico de Wanderson Ferreira, a casa comportará salão para realização do atendimento ao público (com capacidade para 90 pessoas), livraria, biblioteca, salas de passe e de grupos de estudos, sanitários, copa, cozinha, bebedouros, salas para reciclagem e administração do local, sala para bazares e outros eventos, além de estacionamento.

A SBEE conta hoje com 25 núcleos filiados em todo o Brasil, com a Lapa, serão 26.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA

O presidente da SBEE, Maury Rodrigues da Cruz, destacou durante o lançamento da campanha a importância do centro espírita na sociedade, como casa aberta, universidade do povo, baseado sempre nos princípios do Espiritismo, que são Deus, Jesus Cristo, comunicação entre os polissistemas (mediunidade), livre-arbítrio e reencarnação. “O centro espírita tem que ser aberto, livre, digno. Na dimensão do ser humano, deve dar apoio integral à pessoa, promover que ela aprenda a pensar, busque o autoconhecimento, tenha autonomia e aumente sua identidade. É um trabalho voltado para a construção na comunidade”, afirmou Maury.

O presidente da SBEE, Maury Rodrigues da Cruz, abriu o lançamento da campanha ressaltando a importância do centro espírita na comunidade.

O presidente da SBEE também ressaltou outros temas que têm sido amplamente trabalhados nos núcleos, como a necessidade de reduzir e até exterminar o reducionismo do pensamento científico, sendo o Espiritismo calcado na ciência, na filosofia e na religião. Assim, segundo Maury, as pessoas terão mais condições de alcançar plenamente a significação maior do seu ser. A força materialista, que cresceu desde o século 17, é o que foi a sustentação para diversos entraves e desafios que vemos até hoje na sociedade, como a medicalização (a ideia de que quase tudo se resolve com medicamentos alopáticos), o desrespeito ao ser humano (violência contra homossexuais, por exemplo), entre outros exemplos. “Temos que pensar mais no espírito; pensar que o materialismo não pode ser maior do que o espiritual”, completou.

Ele ressaltou também a importância de os centros olharem mais atentamente para as crianças e os idosos, valorizando a audácia dos jovens sem deixar de lado a experiência de quem já tem mais idade. O amor, a fé, a paciência para a autoadministração, para se prontificar para a vida também foram destaques na palestra do presidente da SBEE durante o lançamento da campanha, que contou ainda com a presença do prefeito da cidade da Lapa, Paulo Furiati (PMDB).

O presidente do núcleo da Lapa, Rodrigo Querubin, o arquiteto responsável pelo projeto da sede do novo centro, Wanderson Ferreira, o presidente da SBEE, Maury Rodrigues da Cruz, e a vice-presidente do núcleo e que atua nas atividades na Lapa há mais de 30 anos, Marly Prestes.

COMO COLABORAR

Para ajudar na construção do novo núcleo na Lapa, a conta é esta, abaixo:

SICREDI

Ag: 0725

C/C: 69116-0

Centro Espírita Doutor Leocádio José Correia

CNPJ: 31.006.814/0001-67

O presidente do núcleo de Porto Alegre, Otaviano Carvalho; o presidente da SBEE, Maury Rodrigues da Cruz, Enio Carvalho (diretor do teatro que leva o mesmo nome) e o presidente do núcleo da Lapa, Rodrigo Querubin em frente ao terreno que comportará a sede do centro espírita.

A CIDADE DA LAPA

A cidade da Lapa está localizada a cerca de 60 quilômetros de Curitiba, capital do Paraná. Conta com população estimada de aproximadamente 48 mil habitantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,1% dessas pessoas afirmam ser espíritas, 11,3%, evangélicas, e 87,6%, católicas. A cidade é marcada pela exploração da erva-mate (com que se faz o chimarrão) e pela atividade tropeira, que faz parte de sua história.

A primeira denominação da cidade foi freguesia de Santo Antônio da Lapa, sob a jurisdição da vila de Curitiba em 1797. Em 1806 devido ao rápido crescimento tornou-se a Vila Nova do Príncipe. Em 7 de março de 1872 a Vila Nova do Príncipe, desmembrada da Vila Rio Negro, foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Lapa.

O município é conhecido historicamente pelo Cerco da Lapa – em 1894, houve um confronto que envolveu pica-paus e maragatos, contrários à dependência do Rio Grande do Sul  como uma unidade federativa dentro do Brasil.

Durante o lançamento da campanha, o projeto arquitetônico do núcleo e algumas informações sobre a cidade da Lapa foram apresentados.