# Você está no núcleo Curitiba

A responsabilidade dos agentes mediúnicos com a linguagem espírita

O médium e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), Maury Rodrigues da Cruz, fará live nesta quinta-feira, dia 23 de julho, às 20h.

O médium e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), Maury Rodrigues da Cruz, fará live nesta quinta-feira, dia 23 de julho, às 20h, pelo YouTube (acesse o link:https://youtu.be/cps8lr1h0sM). O médium vai falar sobre a responsabilidade dos agentes mediúnicos com a linguagem espírita.

A responsabilidade dos agentes mediúnicos com a linguagem espírita
O médium e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), Maury Rodrigues da Cruz, fará live nesta quinta-feira, dia 23 de julho, às 20h, pelo YouTube

Desde a codificação, já na introdução da obra O Livro dos Espíritos, Allan Kardec expressou cuidado com o uso de vocabulário específico em prol de apresentar maior clareza na exposição das ideias que compreendem a filosofia espírita. Ele iniciou com a diferenciação de termos que poderiam tornar a mensagem confusa e obscura. Assim, foi possível entender a diferença entre espiritualismo e Espiritismo, e também qual é o significado que palavras como alma, espírito e matéria possuem na Doutrina, além de outros termos fundamentais na constituição da visão espírita.

Em razão de no meio religioso ser muito fácil propagar mensagens místicas, esotéricas, além de misturar ideias populares e de diferentes filosofias e doutrinas, o agente mediúnico tem o dever de buscar conhecimento da linguagem, do conjunto de palavras e ideias próprios da filosofia espírita. Neste sentido, Maury ressalta a necessidade de o médium espírita “aprender a decodificar a mensagem dos espíritos, compreender o significado da educação pedagógica espírita, e estar sempre preparado para uma interação com o novo”.

A linguagem espírita não se faz por um vocabulário à parte. Mas faz parte da linguagem de vanguarda dos âmbitos científico, filosófico e de cultura religiosa, constituindo no presente uma linguagem adequada em relação à visão e aos princípios filosóficos da Doutrina Espírita, permitindo ao ser humano alcançar a leitura e entendimento necessários para evoluir.

Palestra Espírita ao Vivo
Palestra: A responsabilidade dos agentes mediúnicos com a linguagem espírita
Palestrante: Professor Maury Rodrigues da Cruz
Quando: 23/07 (quinta-feira)
Horário: das 20h às 21h
Acesse: https://youtu.be/cps8lr1h0sM
Perguntas feitas diretamente pelo chat do YouTube