# Você está no núcleo Curitiba

Finanças e investimentos foram temas de workshop na chácara da SBEE

Promover reflexões sobre como lidar com o dinheiro pode auxiliar na realização dos projetos pessoais

A administração das finanças pessoais é um tema de extrema relevância na vida das pessoas, pois quando os gastos e investimentos são organizados, aumentam as chances de realizar sonhos e, consequentemente, projetos de vida.

Essa é a avaliação da educadora financeira Rosimeri Andrade, que coordenou no mês de outubro o “Workshop de Investimentos – Como Investir de forma Inteligente”, realizado no Espaço de Integração Marina Fidelis, a chácara da SBEE. O local é um espaço de muito verde situado em Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Lá, acontecem todos os meses passeios em trilhas que chegam a lindas cachoeiras, além de eventos culturais e educativos. E nada melhor do que aliar conhecimento a momentos de relaxamento junto à natureza – outro grande intuito do workshop realizado no espaço.

Segundo Rosimeri, a ideia é desmistificar o ato de investir, já que muitas pessoas não o fazem por medo ou desconhecimento. Ou simplesmente ensinar as pessoas a lidarem melhor com o dinheiro e instituições financeiras. A arquiteta Simone Soares, por exemplo, disse que o workshop lhe trouxe informações até então desconhecidas por ela, como aplicações financeiras e o sistema bancário e suas “armadilhas”. “O curso norteou um caminho para nos aventurarmos nesse mundo, mas, principalmente, mostrou que é preciso estar informado para obter sucesso”, ressaltou.

Pensando nessas “armadilhas”, o médico Jorge Nakassa, que também participou do curso, acredita que o alerta de especialistas é fundamental quando o assunto é finanças. Já a aposentada Cândida Azevedo disse que boa parte dos seus anseios sobre o universo dos investimentos foram satisfeitos durante o workshop. “Consegui entender o necessário para dar os primeiros passos”, declarou.

Outros grandes objetivos do workshop de finanças são promover reflexões sobre as relações que os indivíduos têm com o dinheiro, além de ponderar sobre como a adequada gestão das finanças pessoais pode contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida. “Uma das responsabilidades do espírito encarnado é administrar os bens materiais de forma consciente e sustentável. Portanto, gerenciados de maneira apropriada, os recursos do mundo material geram oportunidades de trabalho profícuo que resulta no progresso do espírito e da humanidade”, avaliou Rosimeri.