# Você está no núcleo Curitiba

Homenagem ao Professor Maury Rodrigues da Cruz, pela passagem de um ano de seu desencarne – Assista:

Neste dia 10 de julho de 2022, completa um ano que nosso querido Prof. Maury desencarnou. Convidamos a todos para humilde homenagem, com gratidão e reconhecimento da grande importância de sua vida, presença e trabalho para todos nós.

Homenagem realizada em memória do Prof. Maury Rodrigues da Cruz, em 10.07.2022:

Um ano sem a presença física do nosso querido Prof. Maury Rodrigues da Cruz

  • Abertura da homenagem com o Prof. Paulo Roberto Brero de Campos – Presidente da SBEE.

Vídeo dividido em três partes, contando um pouco da história desse extraordinário ser humano, médium e educador, cujo amor pela humanidade, e o profundo sentido de responsábilidade e comprometimento com a Doutrina Espírita e 

Depoimento de médiuns da SBEE, e núcleos filiados, sobre a importância do Prof. Maury em suas vidas:
– Sra. Jamile Elias Merger (SBEE), relata um pouco da sua história com o Prof. Maury Rodrigues da Cruz;
– Anamaria Borges (Coordenadora do Núcleo do Rio de Janeiro);
– Marco Tavares (Presidente do Núcleo de Belo Horizonte);
– Maria Sueli Knopak (Declamando poesia do Professor Maury Rodrigues da Cruz).

Homenagem em memória do Prof. Maury Rodrigues da Cruz

Faz um ano que o Prof. Maury Rodrigues da Cruz partiu. Partiu para o tal lugar que tanto contribuiu para esclarecer sua natureza, significado, valor: o polissistema espiritual, ou, o mundo dos espíritos – como é divulgado na obra Kardequiana. Um lugar de complexa compreensão, mas fácil de criar misticismo, e que para o Espiritismo, é mais do que um lugar: uma dimensão natural, que integra e permite a existência e expressão de toda vida, e portanto, inclusive da vida Terrena. O polissistema espiritual não está lá, está aqui.

Mas, mesmo com o conhecimento da vida espiritual, o curto tempo dessa partida – um ano – ainda não permitiu atenuar completamente o doloroso impacto da ruptura, da separação que faz da ausência do médium algo extremamente sensível para todos que compartilharam sua presença por aqui. Sim, dói … ainda dói.

É realmente sábia a orientação que diz que o tempo atenua as emoções. Dor e alegria transitam com diferentes intensidades até nas memórias, e vão ficando cada vez mais amenas. E, a dor da partida já está mais leve, bem mais branda. A saudade já nos tira sorrisos do rosto, deixando-nos como bobos, pois a lembrança é doce.

E, por tanto, não há revolta. Há gratidão. E há ainda um incomensurável legado de trabalho em prol da vida, do amor e do conhecimento. Há, assim, um legado vivo de trabalho, de estudo, de caridade, que segue em construção da liberdade e da verdade, pelo exercício humilde de servir, corajoso de aprender, e que sustentam a ação imanente de ser.

A memória do Prof. Maury ascende uma luz de amor em cada um. Iluminando e ascendendo também a luz da esperança e a luz da fé. Sua história guarda ainda mesmo no passado: diferentes futuros possíveis a serem construídos. Sua história é assim presente. Se forcarmos na morte, a percepção fica tomada pela dor da separação, da ausência. Mas se olharmos para sua história, para a sua vida, nossa atenção é inundada de conhecimento, e percebemos o grande patrimônio generosamente construído para a humanidade: o diálogo vivo, honesto e inteligente sobre a vida, sobre o ser, sobre o espírito, sobre o Cosmos, sobre o Creador. Manteremos esse diálogo vivo em nós e entre nós.

SBEE e espíritos orientadores

O médium Maury Rodrigues da Cruz fundou a Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas em 1953, mas antes mesmo de sua fundação já escrevia as famosas receitas do Irmão Leocádio José Correia, com prontidão para atender às pessoas nos momentos mais dolorosos da vida, levando esperança, amor e conhecimento. E, além de Leocádio, os espíritos Antonio Grimm e Marina Fidélis também deixam na Terra grande herança de conhecimento. Saiba mais sobre os espíritos orientadores da SBEE: www.sbee.org.br/orientadores

Ao longo de 68 anos, a SBEE já atendeu mais 3 milhões de pessoas; abriu 26 núcleos espíritas filiados à SBEE, distribuídos em 8 Estados e Distrito Federal; publicou 70 obras; abriu o Campus de Assistência Social, o Teatro Enio Carvalho, a Faculdade Doutor Leocádio José Correia, o Museu Nacional do Espiritismo, do Espaço de Integração Marina Fidélis, o Centro de Convivência da Boa Idade Irmã Catarina Boaventura e o Espaço Antônio Grimm, construindo grande complexo de formação e referência educacional, ecológica, cultural e moral.

Minibiografia

Maury Rodrigues da Cruz nasceu em Castro – PR, no dia 1.º de Maio de 1940 e desencarnou hoje, dia 10 de Julho de 2021, em Curitiba – PR. Realizou seus estudos escolares em Curitiba. Na Universidade Federal do Paraná licenciou-se em Ciências Sociais, Bacharelou-se em Direito, concluiu pós-graduação em orientação educacional e Mestrado em Educação.

Foi professor primário em escolas isoladas, professor secundário e técnico profissional em escolas oficiais e particulares, e professor, coordenador de curso e diretor de ensino superior na UFPR e na Faculdade de Direito de Curitiba e orientador de pesquisa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado).

Foi também diretor do Museu Paranaense de 1987 a 1994. Atualmente residia em Curitiba, onde era Diretor-Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), do Museu Nacional do Espiritismo (MUNESPI) e das Faculdades Doutor Leocádio José Correia (FALEC), instituições das quais foi fundador. 

Homenagem Professor


Conheça nossos conteúdos em vídeo: http://youtube.com/c/SbeeOrgBr/videos