# Você está no núcleo Curitiba

Novos coordenadores de grupos de estudos finalizam curso de atualização e NEP apresenta pesquisas

Atividades de 2019 foram encerradas na última semana com participação de agentes mediúnicos da SBEE e do presidente da casa, Maury Rodrigues da Cruz

Participantes do CADE receberam certificados e agora podem assumir coordenações de Grupos de Exercício Mediúnico.

O ano de 2019 foi de muito trabalho e pesquisa na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE). Na última semana, os participantes do Curso de Atualização em Doutrina Espírita (CADE) finalizaram os estudos deste ano e agora já podem ser encaminhados às coordenações dos Grupos de Exercício Mediúnico (GEM). Também na semana passada, o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) apresentou os principais trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

O presidente da SBEE, Maury Rodrigues da Cruz, participou das atividades, como faz em todos os anos, trazendo uma mensagem de acolhimento aos novos coordenadores, bem como uma visão crítica sobre a Doutrina Espírita e os ensinamentos que são trazidos por meio dela. Ele lembrou da responsabilidade e do cuidado que os coordenadores de grupos têm, principalmente no que diz respeito às mensagens transmitidas, que não devem ser ‘congeladas’ no tempo ou místicas, exotéricas, tampouco conteudistas. “A formação que o CADE oferece é importante nesse sentido. Precisamos ter muita segurança na mensagem que passamos”, reiterou.

O professor Maury comentou também sobre outras atividades em que os coordenadores de grupos podem estar inseridos, como o atendimento ao público. Os gabinetes filosóficos, por exemplo, que têm um importante papel dentro da SBEE de orientação e apoio a todos que procuram a casa, são essenciais na formação das pessoas que buscam a Doutrina Espírita como um alento, como religião, filosofia e ciência que mostra alguns instrumentos e instruções para o autoconhecimento e auto-aperfeiçoamento. O agente mediúnico deve estar preparado para esses desafios, para renunciar e se prontificar a ajudar quem mais precisa. “É a necessidade que temos de formar as pessoas em uma dimensão plural. De responder a elas, com dignidade, mostrá-las que precisam ser fortes”, comentou.

Durante o encerramento do CADE 2019, o professor Maury Rodrigues da Cruz, presidente da SBEE, falou sobre a importância dos novos coordenadores de GEM e do centro espírita.

O presidente da SBEE destacou a importância do centro espírita como agência social, calcado em um currículo que ressalta a preservação da vida, os princípios doutrinários espíritas, como Deus, Jesus Cristo, reencarnação, mediunidade e livre-arbítrio. Sempre num sentido de vinculação ao futuro, sem dogmatismos ou ideias ultrapassadas, místicas e sacras – quando se fala em reencarnação, por exemplo, ressaltar sempre a importância da diversidade, deixando de lado a ideia dos reencontros pós-desencarne, que não têm objetivos construtivos. “Sendo tudo não linear, temos que aprender a nos administrar, a olhar no espelho e encontrar o nosso eu superior”, afirmou. Amor, caridade, fraternidade, fé, imanência, e a importância da filosofia, da ciência e da religião também devem permear as mensagens repassadas nos grupos de estudos da SBEE. “O Espiritismo é construtor do mundo; constrói numa ordem moral, traz argumentos para o indivíduo poder se lapidar”, ressaltou.

Nova equipe apta a assumir coordenações no GEM.

PESQUISAS

A SBEE tem uma grande preocupação com a ciência, a pesquisa espírita. Por isso, as atividades do NEP são fundamentais na casa. Todo fim de ano é realizada uma apresentação dos principais trabalhos desenvolvidos para que o público da SBEE e também a comunidade possam conhecê-los. Na semana passada, juntamente com o encerramento do CADE, foram realizadas algumas apresentações, entre elas: a evolução das atividades e a revitalização do Espaço de Integração Marina Fidelis (a chácara da SBEE); transcomunicação; poemas e tradução das obras do espírito Antonio Grimm – um dos orientadores da SBEE; atividades e departamentos da SBEE, uma perspectiva de análise crítica da revista SER Espírita; proposta de pesquisa sobre água fluidificada; passes em plantas e peças filatélicas postais.

Trabalho sobre as poesias do espírito Antonio Grimm, psicografadas pelo médium Maury Rodrigues da Cruz.
Análise crítica da revista SER Espírita.
Equipe que desenvolveu o trabalho sobre as atividades da SBEE.
Apresentação de pesquisa sobre transcomunicação.
Proposta de pesquisa sobre água fluidificada.
Tradução de parte da obra do espírito Antonio Grimm.
Apresentação sobre a revitalização da chácara da SBEE, o Espaço de Integração Marina Fidelis.