# Você está no núcleo Curitiba

Afonso Pena

Afonso Augusto Moreira Pena foi advogado e político brasileiro. Membro do Partido Republicano Mineiro, foi o 6.º Presidente do Brasil. Nasceu em Santa Bárbara (MG), em 30 de novembro de 1847 e desencarnou no Rio de Janeiro (RJ), em 14 de junho de 1909.

Foi deputado federal, governador do Estado de Minas Gerais, vice-presidente e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1906 e 14 de junho de 1909, data de seu falecimento. E, antes da carreira política, foi advogado e jurista.

A Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), fundada pelo médium e Professor Maury Rodrigues da Cruz, teve seu início em 1953, com o nome de Agrupamento Espírita Afonso Pena. A homenagem se deve à atuação do espírito Afonsa Pena no comando executivo do movimento social espírita desenvolvido na SBEE.

Em 1958, o Agrupamento Espírita Afonso Pena já tinha crescido significativamente, então foi elaborado um estatuto e constituída uma diretoria. O nome do grupo foi alterado para Centro Experimental de Estudos Espíritas Afonso Pena (CEEEAP).

Em 1965, o trabalho realizado nos 12 primeiros anos do grupo permitiu a sustentação para uma nova etapa de trabalho: o compromisso de ampliar nacionalmente uma revitalização do pensamento espírita, reavaliando e contextualizando o Espiritismo, articulando um pensamento crítico entre os princípios filosóficos espíritas e as questões levantadas a todo momento pela ciência, filosofia e religião. O CEEEAP ganhou um novo nome: Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas.