# Você está no núcleo Curitiba

V Seminário de Psicopictografia traz memória de Ida Hanneman

Emoção, integração, criação artística marcaram o encontro que reuniu os grupos de psicopictografia da SBEE

O V Seminário de Psicopictografia da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) reuniu médiuns participantes dos grupos de psicopictografia da casa, promovendo diálogo sobre as atividades, novos projetos, pesquisa na área e, principalmente, aproximando os participantes com sensível apresentação, feita pela médium Silmara Kuster, sobre memória e obra da artista plástica curitibana Ida Hannemann de Campos.

A coordenadora geral das atividades de psicopictografia da SBEE, Christiane Petrelli abriu o seminário trazendo perspectivas de novas ações de organização das atividades, de integração com o Munespi, pesquisa e de participação dos três grupos existentes junto a exposições e mostras artísticas. Com muito entusiasmo, Christiane destacou durante a abertura do encontro: “Temos que nos integrar cada vez mais. Não é cada um na sua ilha. Somos um continente!”. 

Psicopictografia e Munespi

Na sequência, o coordenador do Munespi, Vanderlei Rode, sugeriu o uso de classificações do espírito Antonio Grimm, sobre as características da mensagem espírita, do produto mediúnico, como instrumento que pode auxiliar os médiuns a se integrar mais ao Munespi.

Assim, as obras psicopictográficas de cada médium poderiam ser avaliadas acerca dos valores: universal, alternativo, especialista e individual, quais Antonio Grimm apresenta como sendo valores de toda mensagem mediúnica.

E, podem ser avaliadas ainda quanto aos aspectos: cognitivo, afetivo, psicomotor, conativo e espiritual, que Antonio Grimm trouxe acerca das características expressivas de todos os espíritos.

A ação avaliativa sobre tais características pode contribuir significativamente para a classificação das obras em exposição no museu, e para ampliar o entendimento do público sobre a obra psicopictográfica.

A médium Arilene Cytrynski, participante de longa data das atividades de psicopicto, e integrante do grupo da reserva técnica do Munespi, trouxe o convite aos médiuns para participarem da atividade que o museu realiza de organização e classificação das obras mediúnicas. “É muito importante que o médium acompanhe sua obra”, expressando a relevância da participação dos médiuns psicopictográficos ao Munespi.

Psicopictografia e Ação Metodológica

Seguindo as atividades do seminário, o médium Bernardo Perna fez uma apresentação cheia de sensibilidade. Poeticamente, Bernardo iniciou perguntando: “qual é a raiz da beleza?”, e seguiu fazendo inúmeros estímulos à reflexão do grupo sobre a ação e mensagem mediúnica artística, desde o início do processo até a realização do produto, compreendendo a figura do exercitando e do coordenador.

Durante a apresentação, a visão sobre a ação metodológica do processo mediúnico foi ganhando espaço e importância, e se caracterizou como algo extremamente relevante na construção e realização das atividades de psicopictografia. 

Ao final do encontro, Bernardo respondeu que a raiz da beleza é o peso!

Arte para transformar 

Emoção intensa, profunda, mas cheia leveza foi disparada na apresentação em memória e obra da artista plástica curitibana Ida Hannemann de Campos (16/06/22 – 03/03/2019), feita pela médium Silmara Kuster.

Do voo da gralha azul pelo céu, junto às Araucárias, pela visão colorida e viva no diálogo entre a natureza e as obras de Ida, os participantes do encontro se conectaram, se emocionaram e se encontraram na mensagem da artista.

Isso acontece porque a arte faz esse diálogo direto, sem rodeios, que toca o ser. Brinca com os sentidos, resgata memórias. Dispara autopercepção, fazendo um encontro absolutamente íntimo, que situa, revela ao ser o seu espaço e tempo. É encontro que transforma, irreversivelmente.

Ação para realizar

Por fim, todos os participantes foram convidados a construir em grupos três grandes painéis, expressando suas percepções, emoções e ilações realizadas na oportunidade do V Seminário de Psicopictograda da SBEE – 2022.

A força da obra de Ida Hannemann se fez presente nos painéis criados na tarde do encontro, bem como, a visão de complexidade e vida da filosofia estudada na SBEE, além da natureza, do movimento, e dos elementos concretos a formas e traços abstratos que também foram registrados na construção artística do encontro.

O V Seminário de Psicopictografia (2022) da SBEE é encerrado com uma mensagem cheia de vida, ação, esperança, alegria, humildade, renovação e espiritualidade.

Galeria de foto do V Seminário de Psicopictografia da SBEE

Veja notícias anteriores sobre PSICOPICTOGRAFIA

IV Seminário de Psicopictografia discutiu sensibilidade e ação artística na reespiritualização do mundo

Siga a gente nas redes sociais

Facebook: facebook.com/SociedadeBrasileiraDeEstudosEspiritas
Youtube: youtube.com/c/SbeeOrgBr 
Twitter: twitter.com/sbeeimprensa
Telegram: t.me/DivulgacaoSBEE
Instagram: instagram.com/sbeeoficial/