# Você está no núcleo Curitiba

A Doutrina Espírita e seu sistema de ideias foi tema de palestra no núcleo do Rio de Janeiro

Presidente da SBEE, Maury Rodrigues da Cruz, trouxe reflexões em torno de autoconhecimento, complexidade, Código Básico do Universo, entre outros temas

É prioridade da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) repassar ao público o que há de mais novo de conhecimentos acerca da Doutrina Espírita. Os espíritos orientadores da casa trazem informações que auxiliam o ser humano na busca do autoconhecimento, da autonomia, contribuindo assim para a construção de um mundo melhor.

No mês de janeiro, o presidente da SBEE, Maury Rodrigues da Cruz, realizou palestras no núcleo do Rio de Janeiro, o Centro de Estudos Espíritas Leocádio José Correia. O chamamento principal foi a capacidade do ser humano de fazer avaliações dos níveis de realidade que atingem a todos, o que envolve compreender a complexidade do mundo, fortalecendo a sua identidade, aperfeiçoando seu sentimento de pertencimento à humanidade e a Deus, o entendimento da necessidade de fazer prece, reflexões e ilações. É necessário, também, que o ser humano incremente a cada dia a sua sensibilidade, prestando mais atenção no seu próximo, fazendo renúncias, entre outros processos essenciais nessa busca pelo autoconhecimento.

Assista à palestra completa

Na palestra, Maury lembrou ainda que a sociedade tem frequentemente transformado a necessidade de autoconhecimento em futilidades, como a beleza física e o consumo excessivo. E o centro espírita cresce e ganha ainda mais importância na sociedade com a necessidade de fazer alertas importantes. “As pessoas não têm mais momentos de reflexão, meditação. Ser espírita é 24 horas por dia; é uma dimensão revolucionária, transformadora, de dentro para fora”, destaca o professor. Para o exercício da agência mediúnica, é importante aumentar a massa crítica, fazer autoavaliação constante e dialogar com a vida todos os dias. “Mas estamos necrosados, fazendo processos repetitivos, ortodoxos, nos fixando em linguagens teatrais em torno do Evangelho”, chamou a atenção o professor Maury.

O professor citou ainda a medicalização do mundo e suas consequências danosas. Assim, cada vez mais voltados à remédios e outros tratamentos não naturais vamos cada vez mais nos afastando do nosso próprio ser e diminuindo nossa identidade.

CÓDIGO BÁSICO DO UNIVERSO E DO INDIVÍDUO

Durante a primeira palestra no Rio de Janeiro, o presidente da SBEE citou ainda alguns temas que vêm sendo estudados na casa e que, frequentemente, agregam conhecimentos novos à Doutrina Espírita, como a necessidade do alcance do Código Básico do Universo. Esse Código, que regula o ser humano, tem que estar alinhado ao Código Básico do Indivíduo, para haver harmonia e equilíbrio. Lembrou, ainda, que no processo de reflexão, meditação e ilação, o passado visita o futuro para que se possa viver o presente. “Assim, o indivíduo tem segurança pessoal, mais consciência de si mesmo e passa a entender o salto quântico”, comentou Maury. O salto quântico, que trará mudanças significativas em todos os ramos da sociedade num período de 30 anos, bem como o salto cultural (daqui 50 anos) exigirá ainda mais essas mudanças da sociedade em nível mental. Por isso, é preciso que todos contribuam com o aumento da massa crítica estudando, lendo, repassando informações, pensando e agindo mais em torno do amor, da fraternidade, da fé e da esperança.