# Você está no núcleo Curitiba

GRUPO DE EXERCÍCIO MEDIÚNICO

O estudo da Doutrina Espírita visa proporcionar, a cada indivíduo, o desenvolvimento de uma consciência crítica e ativa de seu próprio processo de vida, trazendo instrumentos e instruções fundamentais ao gerenciamento de seu cotidiano.

Os Grupos de Exercício Mediúnico (GEM) da SBEE, também conhecidos como Grupos de Estudos Espíritas, são formados por pessoas que tem interesse em estudar e debater o Espiritismo sob as perspectivas da Ciência, Filosofia e Religião, ou seja, todo o conhecimento humano.

As reuniões são semanais e conduzidas por Coordenadores que facilitam e encorajam as conversas, os debates e as reflexões sobre o significado maior da vida levando o indivíduo a compreender a importante responsabilidade que tem de aprender, mudar comportamentos, caminhar, abrir horizontes, fazer planos, sonhar e construir o futuro pelas suas próprias forças. O ensinamento espírita auxilia no aumento da responsabilidade das pessoas sobre suas atitudes e pode produzir uma reforma íntima por meio da transformação para o bem.

Todo estudo conduzido na Casa Espírita deve ensinar o indivíduo a pensar e não o que pensar.

A SBEE possui um Currículo específico para os Grupos de Exercício Mediúnico que consiste no ensinamento dos princípios básicos da Doutrina Espírita, a relação entre eles e a visão resultante de suas aplicações. O Currículo visa também proporcionar um conjunto de orientações e práticas para o exercício pleno e consciente do Mediunato Espírita, ou seja, a vivência coerente com os princípios da Doutrina Espírita.

O Currículo foi elaborado para ser realizado em dez semestres, sendo que para cada semestre existe uma definição clara de conteúdos e atividades que devem ser desenvolvidos para atingir o objetivo final que é a preparação do indivíduo para se autoconhecer, tendo como base os princípios da Doutrina Espírita.

Todavia, é importante salientar que, embora exista um Currículo com objetivos bem definidos, o GEM não é processo fechado, pois considera também o emergente do grupo, ou seja, questões relevantes apresentadas pelos seus participantes.

O GEM não é acadêmico no sentido de existir provas ou notas de avaliação. O objetivo é que, através do Currículo, o indivíduo seja capaz de desenvolver competências para:

  • Alcançar consciência de si mesmo, seus potenciais, suas habilidades, suas limitações, conhecimento do que se quer ser e do que não quer ser (autoconhecimento).
  • Assumir a sua identidade e ter a coragem de viver suas convicções, de ser diferente e especial na vida de todos que o cercam. 
  • Compreender melhor a grande harmonia no Universo para entender e administrar as situações do dia-a-dia com maior tranquilidade.
  • Modificar comportamento e transformar construtivamente o mundo em que vive.
  • Entender que a felicidade é uma conquista individual.

Fonte: Documento Orientativo no. 13. SBEE.

Dias e horários do GEM (sede)

  • Noturno – Segunda a Sexta Feira, das 20:30 às 22:30 horas
  • Diurno – Segunda-feira – das 14:00 às 16:00 horas
  • Sábado – Das 19:00 às 21:00 horas

GEM Internacional (via Google Meeting)

  • Brasileiros no Exterior, Online
  • Quartas-feiras – 20:30 horas (CET)

Mais informações:  sbee@sbee.org.br

Para quem mora fora de Curitiba, ver a relação de NÚCLEOS FILIADOS.

Faça seu Cadastro Aqui.