# Você está no núcleo Curitiba

A PROPOSTA DA SBEE

A Doutrina codificada por Allan Kardec é denominada Doutrina dos Espíritos ou Doutrina Espírita, cuja aplicação prática é denominada Espiritismo. O Espiritismo é o conhecimento e a prática dos princípios da Doutrina dos Espíritos.

O Centro Espírita é, sobretudo, uma casa do saber, de aprendizado e de educação que procura sensibilizar os indivíduos ao autoconhecimento, à autoconstrução e à autoadministração.

O Espiritismo não quer obrigar ninguém a pensar conceitos pré-concebidos, ele quer que cada um aprenda a pensar, e tome suas próprias decisões. Todo estudo conduzido na Casa Espírita deve ensinar o indivíduo a pensar e não o que pensar.

A Doutrina Espírita é ao mesmo tempo ciência, filosofia e religião. A Doutrina afirma que é racionalmente necessário trabalhar de forma integrada estas três áreas (ciência, filosofia e religião) para evitar distorções no conhecimento. Albert Einstein afirmou “A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”.

A SBEE tem como objetivo trabalhar qualquer conteúdo sob os enfoques de ciência, filosofia e religião.

O Espiritismo como religião não tem dogmas, não impõe comportamentos e propõe que as pessoas sejam livres para tomarem as suas próprias decisões, mas com responsabilidade.

A equipe espiritual que acompanha a SBEE é formada pelos espíritos Antonio Grimm, Leocádio José Correia, Marina Fidelis, F. Alexander, Catarina Boa Ventura, Francisco Fajardo, entre outros.

Os espíritos orientadores da SBEE praticamente revolucionaram o ensino e o estudo dos conceitos espíritas.

Com relação à formação dos médiuns eles inovaram incentivando à criação de um currículo mediúnico e propuseram a alteração do termo Desenvolvimento Mediúnico para Exercício Mediúnico, mostrando que antes de se fazer desenvolvimento é necessário atingir os níveis de crescimento e progresso.

O Exercício Mediúnico na SBEE está bem estruturado, com um currículo atual publicado na forma de livro, e com reuniões constantes para novas atualizações.

O espírito Antonio Grimm trouxe conceitos inovadores como transdisciplinaridade, complexidade, pensamento complexo, etc., aplicados à Doutrina dos Espíritos. A SBEE publicou 38 livros de autoria do espírito Antonio Grimm, psicofonados pelo médium Maury Rodrigues da Cruz, que recontextualizam a Doutrina dos Espíritos.

A SBEE prioriza o livre arbítrio e o autoconhecimento, além de incentivar a pesquisa.

Mas pode-se dizer que o objetivo principal da SBEE é ajudar cada indivíduo a se autoconhecer.