História da SBEE
A Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, instituição filantrópica e beneficente, tem por objetivo estudar todas as manifestações espíritas, divulgar os princípios da Doutrina Espírita e proporcionar Assistência Social aos que necessitam. É uma Sociedade de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal e teve seu início em 1953, quando da fundação do Agrupamento Espírita Afonso Pena, o qual tinha como médium fundador o Prof. Maury Rodrigues da Cruz. O planejamento espiritual para a organização da instituição é missão do espírito Leocádio José Correia, visando atualizar a interpretação do Espiritismo.
Cronologia Histórica:
- 1953 – Fundação do Agrupamento Espírita Afonso Penna – grupo familiar.
- 1955 – Inaugura a sede do Agrupamento Afonso Penna.
- 1956 – Criação da Assistência Social
- 1957 – Mudança da sede para a Rua 29 de Junho s / no
- 1958 – Alteração de nome para Centro Experimental de Estudos Espíritas Afonso Pena, para atendimento de uma maior parcela da comunidade.
- 1963 – Inauguração da sede própria na Rua 29 de Junho, 504.
- 1963 – Fundação do Lar de Meninos Leocádio José Correia, antecessor do atual Lar Escola.
- 1965 – Nova alteração de nome para, Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas – SBEE, com a proposta de criar uma massa crítica na interpretação e divulgação do Espiritismo, sob uma nova visão à luz da Ciência , Filosofia e Religião. Inaugura também o Museu Nacional do Espiritismo – MUNESPI
- 1970 – Alteração do Nome Lar dos Meninos Dr. Leocádio José Correia para Lar Escola Dr. Leocádio José Correia.
- 1972 – Inaugura da primeira sede do Lar Escola Sr. Leocádio José Correia.
- 1979 – Inauguração da segunda e atual sede do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, que visa o atendimento à crianças de famílias de baixa renda da comunidade.
- 1984 – Inauguração da sede do Campus de Assistência Social que já vinha fazendo os atendimentos desde 1956, na sede da SBEE.
- 1990 – Inauguração do Centro de Estudos Superiores Dr. Leocádio José Correia- CELEC.
- 1999 – Lar Escola recebe o Prêmio ” Bem Eficiente “
- 2000 – Autorizada pelo MEC a Faculdade “Dr. Leocádio José Correia”, tendo como entidade mantenedora o Lar Escola Dr. Leocádio José Correia.
- 2000 – Alteração do nome CELEC para Espaço Cultural da Faculdade Dr. Leocádio José Correia, com sede na Rua Mateus Leme.