# Você está no núcleo Curitiba

Alfeu Garcia parte deixando legado de construção crítica e sensível da verdade

O médium Alfeu Garcia desencarnou aos 82 anos, deixando conosco a força de sua presença, sua inteligência, autodeterminação, prontidão para trabalhar.

Ele que sabia como ninguém usar o “sim” e o “não”, e hoje (15 de setembro) nos deixa o silêncio. Um silêncio que preenche. O médium Alfeu Garcia desencarnou aos 82 anos, deixando conosco a força de sua presença, sua inteligência, autodeterminação, prontidão para trabalhar – construindo e servindo com grande disciplina e forte rigor, além de apresentar uma doçura verdadeira e bem humorada que conquistou e aqueceu muitos corações.

Alfeu era pedagogo e viveu o compromisso com o saber em toda sua jornada, promovendo o processo de construção do conhecimento em todos os espaços que ocupou. E para todos nós, ele é um voluntário eterno, criador e realizador da Livraria da SBEE (Livraria Irmãos Grimm), recheada de ideias novas, diferentes, críticas, de romances, poemas, filosofia e ciência. Com ele, a SBEE ganhou uma literatura aberta, ampla e irrestrita que vai além do pensamento espírita, fazendo suporte da razão e da ciência na SBEE, por ser um pensador livre.

Para muitos, Alfeu pode ter marcado com sua autodeterminação, pois de fato, gerou transformações incontestáveis, por exemplo, nas atividades dos grupos de exercício mediúnico, rompendo com o misticismo, o fanatismo e o “vitimismo”, direcionando as atividades para o diálogo, o estudo e a busca crítica da verdade.

E, para outros, Alfeu pode ter marcado com sua “sinceridade à flor da pele”, com sua franqueza, pragmatismo e rigor na ordem dos trabalhos e na aplicação dos princípios da Doutrina Espírita. Na SBEE, sempre apresentou forte preocupação em evitar distorções dos conceitos doutrinários, sempre seguindo de forma correta os conceitos trazidos pelos espíritos.

Seu caráter, determinação, compromisso com a Doutrina Espírita, trabalho silencioso e incansável, seu bom senso e amizade doce e leal, e, claro, sua sinceridade fazem parte fundamental da construção da SBEE. Alfeu é um exemplo verdadeiro de dedicação à causa espírita.

Informações sobre o Velório

Local do Velório: 15 de setembro de 2023 às 14h30 na CAPELA do CEMITÉRIO JARDIM DA PAZ
Local do Sepultamento: às 16h30 no CEMITÉRIO JARDIM DA PAZ
Funerária: ÔMEGA (CURITIBA) (41) 3222-4683
Endereço: Av. Anita Garibaldi, 7125 – Barreirinha, Curitiba – PR, 82220-000

Depoimentos

Esta breve nota em homenagem à memória do médium Alfeu foi feita a partir de depoimentos de Guilherme Knopak, Maria Madalena Hartinger, Paulo Brero, Rui Simon Paz e Sueli Knopak que compartilharam sobre qual caráter ressaltariam do médium Alfeu Garcia:

“Ressaltaria seu comprometimento com a Doutrina e com o ir. Leocádio. Sua lealdade e sinceridade à flor da pele. Seu bom senso e amizade” – Guilherme Knopak

“Uma pessoa honesta, muito sincera, franca direta.
Um educador de primeira.
Um administrador muito competente.
Responsável.
Disciplinado, humano, trabalhador.
Inteligente, dedicado à causa espírita, às pessoas.
O ser humano em primeiro lugar.” – Maria Madalena Hartinger

“A preocupação em evitar distorções dos conceitos doutrinários, sempre seguindo de forma correta os conceitos trazidos pelos espíritos.” – Paulo Brero

“Caráter, determinação, compromisso com a doutrina, trabalhador silencioso e incansável. Um exemplo de dedicação à causa espírita.” – Rui Paz

“Sabia como ninguém usar o ‘sim’ e o ‘não’… Alfeu e os livros trouxe a literatura aberta, ampla e irrestrita que vai além do pensamento espírita. Suporte da razão e da ciência na SBEE. Pensador livre… Alfeu e a sinceridade do gaúcho bronco, mas com um coração doce e suave.” Sueli Knopak

E você, qual caráter ressaltaria do nosso querido Alfeu?!