# Você está no núcleo Curitiba

Espetáculo “Leocádio, a vida continua…” está de volta no Teatro Enio Carvalho

Oitava temporada estreia neste fim de semana, dia 19 de outubro; serão seis novas apresentações que apresentarão a força de grandes homens paranaenses, como Leocádio José Correia, Barão do Serro Azul e Visconde de Nacar

O Teatro Enio Carvalho (TEC), em Curitiba, apresenta no próximo dia 19 de outubro a primeira apresentação da 8ª temporada do espetáculo “Leocádio, a vida continua…”. Com direção de Enio Carvalho e texto de Margareth Bernardon, o enredo traz em destaque a vida e obra do médico de Paranaguá (litoral paranaense) Leocádio José Correia, que viveu no século 19 e construiu parte fundamental da história do Paraná. A 8ª temporada será apresentada nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro; e 2 e 3 de novembro.

Leocádio José Correia se dividiu entre a medicina, a vida pública como político e jornalista, a família e o teatro.

A história de Leocádio retrata uma época de homens e mulheres muito fortes, que mudaram o sentido da história. Dentre eles: Barão do Serro Azul, Visconde de Nacar, Ermelino de Leão, Euphrásio Correia e a artista Iria Correia. Essas personalidades expressaram sua força sempre em prol do valor do ser humano. Participaram ativamente no meio político, educacional, social e cultural.

Junto com o grande valor histórico, Enio Carvalho conta que a peça traz uma visão transcendental da vida, integrada ao sentido dramático e histórico registrado por Valério Hoerner Júnior, autor do livro A Vida do Dr. Leocádio. “O espetáculo reúne respeito, homenagem e biografia, apresentando uma saga e evolução espiritual que é mostrada continuamente em todos os momentos da vida de Leocádio”, ressalta o diretor da peça.

Paranaguá guarda em sua memória a força da atitude profissional e humanitária de Leocádio. Respeitado e amado médico, ajudou a escrever a história do Paraná provincial, na segunda metade do século 19. Além de médico, foi também ator, escritor, jornalista e político.

Leocádio José Correia desencarnou com 38 anos no dia 18 de maio de 1886. E logo após – em pouco menos de dois anos -, começou a se manifestar espiritualmente: primeiro, no litoral do Estado de Santa Catarina; posteriormente, no Estado do Paraná, fazendo um trabalho fraterno de atendimento às pessoas e de divulgação da mensagem cristã, à luz da Doutrina dos Espíritos.

Um dos pontos altos do espetáculo: a relação afetuosa de Leocádio com sua mãe.

Novidades


Essa temporada inclui a participação dos atores Adriano Távora, que vive o personagem do Palhaço Polidoro, e do ator Alessandro Balbi, como Freitas. Adriano é filho da atriz Jane Martins, e contracenam juntos na 8ª temporada.

Estreando nesta temporada o ator Alessandro Balbi.

O espetáculo conta ainda com o ator Carlos Valente protagonizando o médico, e Enio Carvalho e Jane Martins Távora vivendo os pais de Leocádio.

O ator Carlos Valente antecipa que a interpretação que construiu para a 7ª e a 8ª temporadas é um pouco diferente das realizadas anteriormente. Ele destaca que o público conhecerá “não apenas um homem extraordinário, mas um ser humano que sofre, que erra, que vive, que se diverte e principalmente alguém de grande alegria, bondade e astúcia”.

O ator Lauro Martins, que interpreta o Barão do Serro Azul e participa do grupo desde a primeira temporada, destaca a importância histórica desse trabalho cênico. “A peça faz um resgate de um período fundamental, no qual temos homens e mulheres de caráter muito forte, que construíram o Estado politicamente e socialmente”.

E, apesar da natureza histórica, a peça alcança ainda um caráter atual, explica Margareth Bernardon, roteirista do espetáculo. “O texto foi adaptado e construído compondo uma síntese do pensamento e sentimento do Dr. Leocádio”. O roteiro conta também com um trecho real de um dos discursos do médico.

Os palhaços animavam a vida do médico, que também teve o teatro como uma de suas paixões.

Muito além de oito temporadas

O espetáculo “Leocádio, A Vida Continua…” já teve sete temporadas. Tudo começou na década de 1990, quando Enio Carvalho convidou Margareth Bernardon para fazer parte do Grupo de Estudo e Pesquisa Cênica (GEPEC) e compor o primeiro roteiro que daria vida ao espetáculo “Cenas de uma vida”, contando a infância e a juventude do médico Leocádio José Correia, em 1999.

Em 2004, foi feito o texto da peça “Dr. Leocádio, um homem de bem”, apresentando a vida adulta do médico. Mas a peça não se concretizou pois o GEPEC se desfez. Mais tarde, com a criação do Grupo Espaço, Margareth aproveitou os elementos das duas peças, além das indicações do diretor, bem como pesquisa atenta à vida e obra do médico Leocádio José Correia, principalmente com base na obra biográfica de Valério Hoerner Júnior, dando origem à peça “Leocádio, a vida continua”.



Elenco
Adriana Silva – Tia Cândida, Narrador
Adriano Távora – Palhaço Polidoro
Alessandro Balbi – Freitas
Carlos Daitschman – Ermelino de Leão
Carlos Valente – Leocádio José Correia
Enio Carvalho – Manoel Correia, Maneco
Gilka Correia – Leocádia, Maria Bárbara
Jane Martins Távora – Gertrudes Correia
Lauro Martins – Estudante, Paciente, Idelfonso Correia, Admirador
Luiz Carlos Montibeller – Estudante, Cônego, Visconde de Nácar
Mateus Dal Ponte Toigo – Palhaço Batatinha, Juca, Cesário
Pollyana Giese – Clara, Faustina, Nhá Coca
Rosana Pesch – Iria Correia
Simone Fiechter – Carmela Augusta Cysneiro
Taylon Nizer – Palhaço Linguição, Astolfo, Amorim, Euphrásio Correia

Ficha técnica
Texto – Margareth Bernardon
Direção – Enio Carvalho
Realização – Teatro Enio Carvalho (TEC)
Projeto de Iluminação – Nadia Luciani
Operador de luz – Taynara Siqueira
Operador de som – Franco Wigg

Serviço

O que: “Leocádio, a vida continua…”

Quando: 19, 20, 26 e 27 de outubro / 2 e 3 de novembro

Horário: sábados – 20h / domingos – 19h

Onde: Teatro Enio Carvalho (TEC) – Rua Mateus Leme, 990 – Curitiba (PR)

Quanto: R$ 30 (entrada inteira) e R$ 15 (meia-entrada)

www.teatroeniocarvalho.com.br