# Você está no núcleo Curitiba

“Doutrina Espírita e a cogência entre Ciência, Filosofia e Religião”

O coordenador de grupos de estudos espíritas Alexandre Knesebeck vai abordar a necessidade dos conhecimentos sobre Ciência, Filosofia e Religião para a evolução do ser humano na Terra. A transmissão será feita pelo YouTube.

A cogência espírita foi o tema da live realizada na quinta-feira, dia 6 de agosto de 2020, às 20h. A palestra estava marcada para o dia 30 (última quinta-feira), mas devido a problemas técnicos teve que ser adiada. A transmissão foi feita ao vivo pelo Canal da SBEE no YouTube (Assista Agora: https://youtu.be/6XZUOvufdDM ).

O coordenador de grupos de estudos espíritas Alexandre Knesebeck vai abordar a necessidade dos conhecimentos sobre Ciência, Filosofia e Religião para a evolução do ser humano na Terra. A transmissão será feita pelo YouTube.

O palestrante explica que um dos aspectos essenciais da evolução do espírito é a construção de conhecimento. E, na Terra, o ser humano faz essa construção a partir de três grandes áreas: a científica, a filosófica e a religiosa. O palestrante afirma que cada área responde a questões específicas de nossa existência, com métodos próprios, e que também não são estanques, antes se somam na busca de uma visão completa da vida. A cogência espírita se constitui no entendimento de que essas áreas não estão desconexas, e que, além disso, é essencial fazer compreensão das três no que toca ao entendimento da vida na Terra.

A partir dessa perspectiva, o Espiritismo trabalha a necessidade de o ser humano buscar integrar, articular os conhecimentos construídos nessas três áreas, a partir de uma visão complexa e hermenêutica, entendendo que todas elas significam explicações, orientações, enfim, conhecimentos que permitem ao ser humano compreender a existência. Assim, respondendo as próprias questões, resolvendo desafios, percebendo novas oportunidades, e, enfim, sendo feliz. Em razão disso é que o palestrante explica que “o ser humano não é divisível, rotulável, e é na cogência do seu conhecimento que realiza a eterna busca da evolução”.

Alexandre Knesebeck é coordenador de grupos de estudos espíritas, pesquisador e palestrante na Sociedade Brasileira de Estudos Espírita, em Curitiba (PR), e é professor titular de engenharia química na Universidade Federal do Paraná.

Palestra Espírita ao Vivo
Palestra: Doutrina Espírita e a Cogência entre Ciência, Filosofia e Religião
Palestrante: Prof. Alexandre Knesebeck
Quando: 06/08/2020 (quinta-feira)
Horário: das 20h às 21h
Acesso: https://youtu.be/6XZUOvufdDM

Perguntas feitas diretamente pelo chat do YouTube.