# Você está no núcleo Curitiba

Maury Rodrigues da Cruz toma vacina de imunização contra a Covid-19

Fique atento à agenda de vacinação. O médium tem 80 anos se vacinou nesta semana, em Curitiba - PR.

O médium fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), Prof. Maury Rodrigues da Cruz, 80 anos, tomou nesta semana a primeira dose da vacina que visa imunização contra a Covid-19. A próxima dose deverá ser tomada no prazo de 90 dias.

“É de extrema importância que cada um assuma a responsabilidade de fazer a vacinação”, avalia Maury. Inclusive, como religioso, o médium entende que “fazer a vacinação, nesse momento, é entender realmente um sentido da evolução do espírito e a presença imanente do Creador”.

Na última live realizada pela SBEE, no dia 25 de fevereiro, Maury já havia alertado sobre a importância de todos se vacinarem e manterem os cuidados que previnem contra a transmissão do novo Coronavírus (lavar as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel, usar a máscara, não levar as mãos aos olhos e à boca, e não participar de aglomerações).

O que todos podem fazer na luta contra o Coronavírus e a Covid19

O alcance das vacinas que agem para imunização contra a Covid-19 é uma conquista humana alcançada por um trabalho intenso ao longo de 2020. À medida que a população for vacinada, a transmissão do Coronavírus e a Covid19 devem reduzir. Além da vacina, que promove a imunização, não há nenhum outro medicamento ou receituário que promova garantidamente prevenção ou cura contra a Covid19. 

Nesse momento, além da higienização constante das mãos, da máscara e do distanciamento de aglomerações, a adoção de um estilo de vida saudável deveria acontecer com maior disciplina e determinação, pois a saúde física depende de uma boa alimentação (além de beber água, fazer consumo de alimentos ricos em nutrientes e livre de toxinas, açúcar refinado, gorduras saturadas), buscar ter um bom sono e praticar exercícios físicos leves (no espaço possível). O cuidado com a saúde é essencial para fortalecer a imunidade que promove a defesa do organismo de forma geral.

Emocionalmente é importante não estimular o medo, a angústia e controlar o estresse. O ponto de vista religioso pode auxiliar nesse sentido, entendendo que Deus está por toda parte, e que embora a situação seja desafiadora e muito sensível, todos podem fazer o bem e auxiliar, ainda que seja com um pensamento fraterno, com palavras tolerantes diante dos conflitos e das diferenças, com uma ação corajosa de silenciar, de mudar, de reaprender, com uma postura de esperança na superação desse momento, e com a fé de que o ser humano está em evolução e de que a vida é um bem maior.

Atividades da SBEE
As atividades presenciais da SBEE seguem paralisadas seguindo as orientações do Governo e do órgãos oficiais de saúde. As aglomerações potencializam a transmissão do vírus que pode levar ao quadro de infecção da doença, causando a Covid-19.

A SBEE tem realizado lives às quintas-feiras pelo Youtube (clique aqui e acesse) e adaptado os encontros de grupos de estudos da doutrina por meio de plataformas digitais (Zoom, Google meeting, e outras). Para mais informações sobre nossas atividades, contate:  sbee@sbee.org.br .