# Você está no núcleo Curitiba

Médium Maury Rodrigues da Cruz desencarna cumprindo missão pedagógica e cristã

Cumpriu a nobre missão a que veio realizar: promover os valores cristãos, os princípios espíritas e os mais altos valores da Humanidade

O Professor Maury Rodrigues da Cruz partiu nesta manhã, dia 10 de julho, aos 81 anos de idade, encerrando missão educacional e cristã que iniciou ainda muito novo, aos 13 anos, quando começou a lecionar e escrever as receitas do Irmão Leocádio José Correia. A missão de promover os valores cristãos, os princípios espíritas e os mais altos valores da Humanidade foi cumprida, e ao longo desse tempo, conquistou muitos títulos, mas o mais significativo deles é ter sido um homem bom.

Velório

O velório será realizado no Cemitério Santa Cândida às 15h30, na Capela 1, e será enterrado às 17h, junto a sua mãe e seu pai. Devido à pandemia o velório fica restrito a familiares e amigos mais próximos.

Finitude e Espiritismo

“Quem observar uma criança nascendo, um espírito reencarnando, tem de pronto a certeza da eternidade da vida, sem nunca perder o sentido crítico que, para viver, renascer e continuamente ser, tem que morrer.” Espírito Leocádio José Correia

Por meio do médium, o espírito Leocádio José Correia exerceu mais 70 anos de auxílio às pessoas, levando esperança, consolo, amor e conhecimento. E o que Leocadio sempre ensinou foi que a vida precisa ser vivida com coragem, trabalho, amor e esperança a partir da visão espiritual que une a humanidade e todos os seres. 

Maury viveu esse conhecimento de forma prática, e hoje parte seguindo o processo de continuar a viver, ser, crescer e aprender.

Legado do médium

O médium que desde muito jovem já atendia as dores da alma, do corpo, e também às necessidades de conhecimento do espírito, tornou-se conhecido como “Professor”, o “Professor Maury”. E, realmente, provavelmente não seja possível calcular a extensão e profundidade do amor-conhecimento construído e compartilhado ao longo destes 81 anos que Maury esteve na Terra. 

Maury parte deixando um incomensurável legado, com histórias compartilhadas, orientações, memórias, conhecimentos e mais de 100 obras (espíritas, pedagógicas e acadêmicas) que atendem particularmente às pessoas e socialmente a grande família humana a compreender e administrar os altos e baixos da vida na Terra, aprendendo, superando desafios, e construindo uma vida melhor, com mais amor, conhecimento, e menos dor.  

Um entre muitos

Pela vida de Maury é possível conhecer grande diversidade de outras vidas, desde pessoas muito simples, comuns, populares e reconhecidas em âmbitos acadêmico, pedagógico, filosófico, artístico e político. Sua presença, suas palavras e ações sempre apresentaram força sustentada por dignidade, integridade, caráter e genuína coragem de viver e sofrer as próprias convicções, convicções essas que sempre estiveram ligadas ao saber e ao exercício da caridade.

SBEE e espíritos orientadores

O médium Maury Rodrigues da Cruz fundou a Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas em 1953, mas antes mesmo de sua fundação já escrevia as famosas receitas do Irmão Leocádio José Correia, com prontidão para atender às pessoas nos momentos mais dolorosos da vida, levando esperança, amor e conhecimento. E, além de Leocádio, os espíritos Antonio Grimm e Marina Fidélis também deixam na Terra grande herança de conhecimento. 

Ao longo de 68 anos, a SBEE já atendeu mais 3 milhões de pessoas; abriu 26 núcleos espíritas filiados à SBEE, distribuídos em 8 Estados e Distrito Federal; publicou 70 obras; abriu o Campus de Assistência Social, o Teatro Enio Carvalho, a Faculdade Doutor Leocádio José Correia, o Museu Nacional do Espiritismo, do Espaço de Integração Marina Fidélis, o Centro de Convivência da Boa Idade Irmã Catarina Boaventura e o Espaço Antônio Grimm, construindo grande complexo de formação e referência educacional, ecológica, cultural e moral.

Minibiografia

Maury Rodrigues da Cruz nasceu em Castro – PR, no dia 1.º de Maio de 1940 e desencarnou hoje, dia 10 de Julho de 2021, em Curitiba – PR. Realizou seus estudos escolares em Curitiba. Na Universidade Federal do Paraná licenciou-se em Ciências Sociais, Bacharelou-se em Direito, concluiu pós-graduação em orientação educacional e Mestrado em Educação.

Foi professor primário em escolas isoladas, professor secundário e técnico profissional em escolas oficiais e particulares, e professor, coordenador de curso e diretor de ensino superior na UFPR e na Faculdade de Direito de Curitiba e orientador de pesquisa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado).

Foi também diretor do Museu Paranaense de 1987 a 1994. Atualmente residia em Curitiba, onde era Diretor-Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), do Museu Nacional do Espiritismo (MUNESPI) e das Faculdades Doutor Leocádio José Correia (FALEC), instituições das quais foi fundador.