# Você está no núcleo Curitiba

SBEE lança Documentos Orientativos sobre práticas da casa

No encontro também foi lançada a 35.ª edição do jornal digital Documentos SBEE!

A Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) compartilhou neste domingo em reunião aberta ao público, às 10h, Documentos Orientativos sobre práticas realizadas na casa. Os documentos estão disponibilizados aqui no site da SBEE (www.sbeee.orb.br) e totalizam 39 orientações. A apresentação da ação foi feita por Paulo Brero, presidente da SBEE. E, Rui Paz apresentou o lançamento da nova edição do Documentos SBEE. O encontro reuniu cerca de 100 participantes.

Durante a reunião, os participantes fizeram perguntas que foram esclarecidas de imediato. E, a maior parte das questões foram relacionadas sobre as diversas formas de doar e contribuir nos custos financeiros da SBEE e do Lar Escola (que inclusive está com a campanha do Imposto de Renda até 31/05). O tesoureiro Roger Puchalski esclareceu que no momento a SBEE precisa do apoio de todos que puderem colaborar com o orçamento voltado para revitalização do espaço físico da sede – a previsão é transformar praticamente todo o espaço que ainda está em estrutura de madeira, substituindo por alvenaria (exceto a sala de aula do NEP, que será conservada por seu caráter histórico).

Diálogo, transparência e perspectiva de futuro

Durante a reunião, foram expostas ainda inúmeras informações importantes sobre a SBEE, parâmetros de organização da instituição, sobre como realiza e aplica as decisões e administração da Diretoria, visão de futuro da instituição – pautada no entendimento de que a SBEE está vivendo um momento novo, de gestão dos conhecimentos oportunizados com a missão do Professor Maury Rodrigues da Cruz aliada a novas práticas de divulgação, mais abertas, tecnológicas, além da revisão do formato do GEM, buscando integrá-lo a novas metodologias de ensino, pesquisa e aprendizagem, em destaque, as Metodologias Ativas, e do novo currículo do CADE, buscando promover mais desdobramentos das matrizes de conhecimentos construídos com as aulas do Ir. Antônio Grimm.

Pontos principais da reunião – Além da disponibilização dos documento orientativos, que significa a proposta principal do encontro, a reunião também destacou a divulgação de informações do Munespi em relação à dinâmica rotativa de obras psicopictográficas entre núcleos da SBEE; o esclarecimento de questões sobre doações, reformas e transparência de como a tesouraria da SBEE realiza os pagamentos necessários da instituição; informações sobre a Falec, que permanece em atendimento aos alunos antigos para entrega de documentos e orientações; a reformulação da proposta do CADE, aproximando ainda mais seu currículo da mensagem do Espírito Antônio Grimm; e o lançamento da 35.ª edição do jornal digital Documentos SBEE!

Confira abaixo uma lista mais abrangente das questões apresentadas e colocadas em diálogo durante a reunião:

Documentos Orientativos

Os Documentos Orientativos da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) foram concebidos com a missão de assegurar a uniformidade e a integridade nas práticas e orientações dentro da nossa instituição – para condução das atividades mediúnicas e espirituais.

Desde sua concepção em 2012, sob a orientação de médiuns experientes e com o apoio espiritual dos espíritos orientadores da casa (Ir. Leocadio Correia, Ir Antonio Grimm, e Ir Marina Fidelis), os Documentos Orientativos têm como objetivo principal servir de referência confiável, organizando instruções para procedimentos seguidos na sede e nos Núcleos Filiados, de forma com que estejam alinhados com os princípios éticos, filosóficos e científicos que norteiam a SBEE.

Ao disponibilizá-los para download, o intuito é facilitar o acesso a informações precisas e claras, promovendo uma prática mediúnica e espiritual coesa e enriquecedora para todos os voluntários e participantes.

Clique aqui para conferir os Documentos Orientativos da SBEE.

.

Doações para a SBEE

A discussão sobre as formas de doar tomou conta da maior parte das perguntas feitas pelo público. O Tesoureiro Roger Puchalski respondeu todas as questões de imediato e só encerrou o diálogo quando não havia mais perguntas. Além de dúvidas, também foram feitas pelo público solicitações de novas formas que facilitem a doação recorrente, mensal. Veja abaixo, como fazer doações por depósitos, por Pix, ou Paypal para a SBEE:

Banco Itaú -Agência: 3892 – Conta Corrente: 12850-9

Banco do Brasil – Agência: 1518-0 – Conta Corrente: 7831-X

CNPJ: 76.581.073/0001-86

Através do PIX: 76.581.073/0001-86

Clique aqui e doe pelo Paypal

Doações para o Lar Escola

Conforme, o Tesoureiro Roger Puchalski reiterou na reunião, as doações para o Lar Escola precisam ser feitas diretamente para a instituição, e não pela SBEE. Pois juridicamente são instituições distintas e independentes, e apresentam prestação de contas, relatórios e documentos públicos exclusivos de cada uma.

Para doar ao Lar Escola, é possível fazer transferências por pix ou depósitos seguindo os dados abaixo:

Banco Itaú -Agência: 3812 – Conta Corrente: 09.424-5

Banco do Brasil – Agência: 3007-4 – Conta Corrente: 50.935-3

CNPJ: 76.581.065/0001-30

Através do  76.581.065/0001-30

.

Jornal Digital Documentos SBEE

Rui Paz apresentou no encontro a 35.ª edição do Documentos SBEE e anunciou a expectativa de retornar com a edição da revista SER Espírita. Rui reforçou a importância dos textos, conteúdos e mensagens trabalhadas na SBEE, oportunizadas com a missão do médium Maury Rodrigues da Cruz junto aos espíritos Ir. Leocádio José Correia, Marina Fidelis, e especificamente com o trabalho junto ao espírito Antonio Grimm, que visou a promoção contínua da contextualização e aprofundamento dos conhecimentos espíritas.

Nessa proposta de promover o pensamento novo, a edição atual do Documentos SBEE traz para reflexão a necessidade de uma nova abordagem para os Grupos de Exercícios Mediúnicos (GEM); reitera a CARIDADE como a grande missão do trabalho comunitário espírita; e promove a reflexão sobre a diferenciação da proposta Doutrinária Espírita em relação à visão reducionista; e muito mais. Confira!

Clique aqui para acessar o Documentos SBEE.

.

FOTOS DO ENCONTRO