# Você está no núcleo Curitiba

SBEE SUSPENDE TODAS AS ATIVIDADES POR TEMPO INDETERMINADO

Medida se deve ao cuidado com a saúde pública devido à propagação do novo Coronavírus

COMUNICADO

O presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), no uso de suas atribuições legais, resolve manter suspensas, por tempo indeterminado, todas as atividades desenvolvidas na SBEE-sede nacional e em todos os núcleos filiados do País.

A medida leva em conta a propagação do novo Coronavírus (COVID-19) em todo o território nacional e no mundo, e atende as recomendações do Poder Público Nacional e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os trabalhos deverão ser paralisados, durante o dia e à noite, na sede da SBEE e nos respectivos núcleos filiados do País.

A medida considera que a SBEE recebe um público de centenas de pessoas todos os dias e noites, tornando o contato social frequente, o que pode colocar em risco a saúde humana. A decisão, portanto, visa o cuidado com a saúde pública devido ao novo Coronavírus (COVID-19), essencialmente a segurança do público e dos trabalhadores e voluntários que atuam em todas as unidades vinculadas à SBEE.

A medida considera ainda a Portaria MS/GM nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde, que declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Considera o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) publicado pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, em fevereiro de 2020.

Considera a declaração da Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020, de que o surto do novo Coronavírus (COVID-19) constitui Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

Considera a classificação pela Organização Mundial de Saúde, no dia 11 de março de 2020, como pandemia do COVID-19.

Curitiba, 31 de março de 2020.

Maury Rodrigues da Cruz

Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE)