# Você está no núcleo Curitiba

Vida e complexidade

Live sobre complexidade, dinâmica não linear e Doutrina Espírita.

Palestrante conecta conceitos de complexidade e dinâmica não linear à visão espírita

Na última live da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), o professor do curso de Teologia Espírita da Faculdade Leocádio José Correia (FALEC), Raul de Oliveira, trouxe explicações sobre complexidade e dinâmica não linear, facilitando o entendimento desses conceitos em relação ao cotidiano e como eles se conectam à Doutrina Espírita. Assista agora à gravação da palestra sobre Dinâmica não linear e Complexidade (acesse o link https://youtu.be/2NkVUxs2BDw), ou assista abaixo:

O palestrante se atenta com a confusão feita com o conceito de complexidade sendo geralmente associado com a ideia de complicado. Porém são conceitos diferentes. E faz a seguinte provocação: Qual é a parte mais complexa da vida de cada pessoa? A resposta dessa pergunta é que a parte mais complexa da vida de cada é pessoa, é cada pessoa!

A vida é complexa, apresentando grande diversidade de características. Não é necessariamente complicada. É possível compreendê-la, só não absolutamente. Pois, inclusive, dentre as suas inúmeras características percebidas está a expressão dinâmica e não linear. Nesse sentido, é entendido que a vida não acontece de forma absolutamente previsível e determinada. “O futuro está aberto!”, como já disse o espírito Marina Fidelis, em comunicação pelo médium Maury Rodrigues da Cruz na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas.

Quando se fala que a vida é dinâmica, isso significa que ela está em movimento contínuo. E esse movimento é em algumas questões e perspectivas já compreendido, porém não totalmente – mas, o suficiente para perceber (ao ser colocado num gráfico) que tem aspecto não linear. Simplesmente, isso implica que os acontecimentos não seguem um ordenamento linear.

O professor trouxe mais alguns conceitos pertinentes no entendimento da vida com um processo complexo, dinâmico e não linear. São eles: o processo estocástico, a interatividade, a auto-organização (com função de manutenção e de equilíbrio dinâmico), a evolução no tempo, o processo dialético, a sensibilidade às mudanças, e as variáveis (controladas, não controladas e desconhecidas).

The gallery was not found!

Raul Fernandes de Oliveira é Doutor em Ciências, engenheiro eletricista, coordenador de Grupo de Exercício Mediúnico na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas e professor do curso de Teologia Espírita da FALEC.

Assista agora à gravação da palestra sobre Dinâmica não linear e Complexidade, acesse: https://youtu.be/2NkVUxs2BDw.